quinta-feira, 28 de abril de 2011

As mulheres na igreja primitiva em corinto, 1 cor. 14:34,35:

 

Hoje em dia vemos muitas igrejas com mulheres pregando, orando e dirigindo cultos, mais muitos criticam este ato por base no texto bíblico em 1corintios 14:34,35 que diz. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; Porque não lhe és permitido falar, mas estejam sujeitas, como ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; Porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 
   Paulo ordena neste texto que as mulheres estejam caladas nas reuniões da igreja. Esta afirmação é mais forte e abrangente do que a feita em 1tim. 2:12 onde ela se refere ao ensino dos homens; Aquir em 1 corintios todo tipo de conversa parece proibido. Isso parece não estar de acordo com a permissão anterior dada as mulheres para profetizarem em 1cor. 11:5.
   Alguns afirman que falar se refere falar em linguas, enquanto outros acreditam que Paulo esteja proibindo que se fale de modo contestador. Ha ainda quem acredite que Paulo tenha tentado inibir um grupo feminista em corinto. O contexto entretanto, diz respeito a autocontrole e a julgar os profetas. A proibição tem a ver com mulheres não se envolvendo no julgamento dos profetas porque tal julgamento seria uma expressão de autoridade sobre os homens, o que era proibido.
   Interroguem em casa aos seus maridos parece indicar que se trata de mulheres mais velhas, que já são casadas. A ideia de mulheres mais novas e solteiras tentando se dirigir à igreja provavelmente nunca passou pela cabeça do apóstolo Paulo. Indecente indica o forte sentimento do apóstolo e da igreja do primeiro século em geral, no sentido de ter mulheres instruindo homens na igreja, ou exercendo autoridade sobre eles. No entanto, quando as mulheres estavam cobertas e profetizavam, isso era aceitável e não era visto como exercer autoridade sobre os homens. (Compare com 1cor.11:3-10).
   Algumas igrejas proíbe mulheres pregarem, achando que isso é contra os principios bíblicos como o texto que consideramos acima, isso fica a critério da conciência de cada um em interpretar de forma coerente este texto e o importante é que o caminho é Jesus e todos devem aceitar como seu salvador e nele obiter a salvação.  
Fonte: Bíblia sagrada e o livro o novo comentário bíblico de Earl d. Radmacher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário