sexta-feira, 29 de abril de 2011

Um olhar sobre o Novo Testamento:

Assim como o Antigo Testamento, o Novo Testamento possui diversas divisões. Elas são: Evangélhos, História, Epístolas (cartas) e Profecia (Apocalípse).
  
O que é exatamente um evangelho?
Os Evangelhos apresentam um tipo de literatura bastante diferente de outros escritos antigos e modernos. Eles não são uma biografia de Cristo; um relato minucioso que visa oferecer uma compreênsão global da vida de Jesus, de seus relacionamentos ou de suas dimensões mentais e psicológicas. Tampouco são histórias de feitos heróicos ou coleções de citações famosas, apesar de algum conteúdo deste tipo ser encontrado em passágens dos Evangelhos.
Os quatro Evangelhos aparentemente se apresentam como um novo gênero, distinto de todas as outras categorias. Neles, as passagens acerca da vida, das obras, e das palavras de Jesus apontam para a essência da pregação: a obra redentora de Deus por intermédio de Cristo. Assim, os Evangelhos são as boas notícias de Deus manifestas na vida, no ministério, na morte, no sepultamento, na ressureição e na ascenção de Jesus Cristo.

O crescimento do cristianismo aos olhos de Lucas:
O livro de Atos foi escrito por Lucas, que dando continuidade á sua investigação acerca da vida e da obra de Jesus narrada no terceiro Evangelho, apresenta a Teófilo os resultados da obra dos apóstolos de Cristo pelo poder do Espírito Santo.
Em Atos é exposto o crescimento do cristianismo em seis estágios: 1° em Atos 1:1 á Atos 6:7; 2° em Atos 6:8 á Atos 9:31; 3° em Atos 9:32 á Atos 12:24; 4° em Atos 12:25 á Atos 16:5; 5° em Atos 16:6 á Atos 19:20 e 6° em Atos 19:21 á Atos 28:31.

A natureza das epístolas (carta) do novo Testamento:
As cartas escritas pelos apóstolos e seus cooperadores são diferentes das cartas que a maior parte das pessoas escreveria hoje. Os instrumentos e materiais para a escrita não era abundantes, assim os autores procuraram conservar espaço quando escreviam. Além disso, os cumprimentos e os pedidos (por bênçãos espirituais) nas cartas do Novo Testamento são diferentes daqueles contidos nas correspondências que vemos no dia de hoje. Entretanto, são similares às introduções e conclusões encontradas em outros escritos de mesmo gênero do primeiro século. Os escritores do Novo Testamento redigiram suas cartas a fim de solucionar problemas na Igreja e/ou transmitir o evangelho de Jesus Cristo àqueles que precisavam ouvir sobre Ele.

A revelação de Jesus Cristo:
O livro do Apocalípse é singular entre todos os demais do Novo Testamento, embora represente um gênero de literatura familiar aos Judeus: o apocalíptico. O livro transmite, em termos claros e comoventes, o triunfo de Cristo sobre Seus inimigos em consonância aos ensinamentos proféticos acerca da vitória do Messias e dos discursos de Jesus em Mateus 24 e Marcos 13, que falam da segunda vinda dele.

Fonte: O livro "O novo comentário Bíblico"

Nenhum comentário:

Postar um comentário