quarta-feira, 1 de junho de 2011

O fim da história e a história do fim:


“E, estando Ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os Seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo” (Mateus 24. 3)
O capítulo 24 do Evangelho segundo Mateus registra a resposta de Jesus às duas perguntas dos Seus discípulos: As perguntas são: a) quando aconteceria a destruição do templo de Jerusalém (e a queda de Jerusalém)? b) qual será o sinal da segunda vinda que antecederá imediatamente o fim do mundo?

Os dois acontecimentos estão cronologicamente e extensamente separados, mas as respostas estão neste capítulo tão entretecidos, a ponto de ser tarefa difícil desenredar e indicar exatamente em cada passagem individual o que se refere a um e a outro acontecimento. Contudo, Jesus não deixou de responder aos Seus discípulos.

Quanto à destruição do templo e queda de Jerusalém, Jesus relacionou fome, guerras, perseguição, aparecimento de falsos cristos e falsos profetas como prenúncios, princípios de dores. Tais eventos não marcam o fim, mas o começo. A abominação da desolação (gr. ereimosis. vs. 15) por exemplo, foi claramente interpretada como o cerco de Jerusalém pelos exércitos romanos (70 d.C.): “Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação (gr. ereimosis)” (Lucas 21. 20). E Jesus afirmou que não passaria aquela geração sem que todas as coisas se cumprissem (vs. 34-35). Além disso, as tribulações pelas quais passariam os judeus 43 anos depois (uma geração correspondia a aproximadamente 40 anos!) seriam tão grandes: “como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá?” (vs. 21). O que Jesus está dizendo é que há uma história do mundo antes daquela tribulação prevista e há uma história depois; portanto, aquela tribulação, já prevista aos Seus discípulos (Mateus 10. 16-22), não antecede o fim do mundo, mas a queda de Jerusalém e a destruição do templo.

Quanto à Sua vinda e o fim do mundo, Jesus deixa claro que se trata de um evento súbito, repentino e imprevisível (vs. 36-44). Naquele momento, na carne, esvaziado de Sua glória, nem mesmo Ele podia prever (vs. 36). Mas Jesus não deixou a segunda pergunta dos Seus discípulos sem resposta. Se eles perguntaram por um sinal, Jesus o apontou claramente. Ele disse: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do Homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (vs. 30). Então o sinal do fim do mundo é a própria parousia, i.e., a volta poderosa e gloriosa de Jesus vindo sobre as nuvens.

Por meio do processo da perspectiva profética, fenômeno segundo o qual acontecimentos extensamente separados cronologicamente, são vistos como se fosse um só bloco, assim como as montanhas vistas de longe, as quais se fundem ante nossos olhos, Jesus falou proféticamente da queda de Jerusalém e destruição do templo (ocorrida 43 anos depois) e da Sua segunda vinda e o fim do mundo.

Os dois acontecimentos são vistos como partes de um todo, e eles o são. São a história do povo de Deus que experimenta vitórias, mas também enfrenta perseguições. São partes da história do povo de Deus chamado todo tempo a viver em prontidão. Igreja que é chamada a viver durante esse período entre os dois eventos: recusando ser desviada, com atenção à preparação pessoal para a volta de Cristo, com paciência na perseguição e pregando o Evangelho do Reino. A ênfase é oferecida através dos verbos escatológicos: acautelai-vos, esperai, vede, perseverai, vigiai, trabalhai!

Que os eventos cataclísmicos não nos perturbem. Que a certeza e a subitaneidade da segunda vinda nos deixem sempre alertas, sempre apercebidos. Que a parousia não nos encontre desprevinidos!

Maranata, ora vem, Senhor Jesus!

Pr. Josué Mello Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário